-
Arquitetos: 7a+i
- Área: 53 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Milena Villalba
Descrição enviada pela equipe de projeto. A criação do Escritório Contra Discriminação e Crimes de Ódio de Valência, ONDIS, é uma das ações estruturais do Plano de Convivência Municipal contra a Discriminação e o Ódio (Plano COMVA). A Prefeitura queria contar com um espaço para atender e acompanhar pessoas suscetíveis a sofrer qualquer tipo de discriminação, que também servisse como ponto de informação e sensibilização para os cidadãos. Simultaneamente, íntimo e exposto.
O local escolhido tem um térreo que vai da emblemática Rua Alta à Rua Corredores, mais discreta, na verdade uma pequena praça. Embora seja estreito e profundo, tem uma altura generosa. Incluía um mezanino, que desabilitava parte do terreno, e um engalaberno. O local foi utilizado como estande de obras durante a construção do edifício residencial municipal onde está localizado. Depois, funcionou como depósito da Polícia Local, cuja delegacia está a poucos metros.
Entendemos, e assim o propusemos à Prefeitura, que sendo o primeiro Escritório a acolher esse novo serviço, o projeto e a construção deviam transmitir a capacidade de transformação, necessária para responder à redefinição das políticas, estratégias e ações municipais. O próprio espaço deveria poder ser atualizado de acordo com as aprendizagens sucessivas.
Realizamos um primeiro trabalho de demolição e preparação do envoltório externo. A partir disso, definimos uma estrutura construtiva que permitisse resolver as diferentes questões em jogo (terreno e contexto, norma construtiva e programa, necessidades e desejos) e que motivaram formas que se dobram e organizam o espaço, contínuo e fluido, e que se torna transparente graças ao tratamento das duas fachadas.
A obra se tornou uma oficina de montagem, onde refinamos a solução proposta. Uma subestrutura à qual são adicionados painéis que resolvem pisos, paredes e teto. Foi executada uma construção a seco usando materiais respeitosos em sua produção e em sua capacidade de reutilização ou reciclagem. Dessa forma, eles podem ser transferidos para uso em outro local de maiores dimensões ou transformados quando o serviço terminar. Brincamos buscando modificar a realidade com materiais e elementos reconhecíveis transferidos de seu contexto usual.